Da oliveira à mesa, a história do azeite conta-se na Bobadela

Nasceu da paixão de um produtor e colecionador privado por tudo o que diz respeito a lagares e à história do Azeite. Abriu para relembrar a importância do azeite na saúde, na economia e até na história a humanidade.

Foi a 16 de março de 2019 que, em Bobadela, perto de Oliveira do Hospital, abria ao público um museu de formas estranhas, algumas impercetíveis, dedicado ao azeite. Foi preciso subir a um lugar elevado para perceber que o edifício, em vez de estranho, representava uma rama de oliveira, e que ali ia ser contada toda a história deste precioso líquido, cuja produção se perde nos confins da história, com relatos do seu uso, antes da época romana.

O Museu, com pompa e circunstância, foi inaugurado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que elogiou a dedicação de António Dias, um produtor de azeite da região com o saudável vício de colecionar tudo o que esteja relacionado com azeite, lagares e com a produção deste líquido, muito mais do que um tempero ou um ingrediente culinário.

Museu do Azeite é mais que um museu. É um espaço onde se conta a história da produção de azeite, da apanha à moagem, passando pela prensagem e decantação, desde a época romana até aos dias que correm. Foi desenhado para que, à medida que se percorra edifício, se avance também no tempo e se conheça a fundo a história do azeite. Para isso, recorrem a ecrãs táteis, vídeos e várias zonas interativas. Pelo caminho vai a encontrar réplicas de lagares de diferentes períodos históricos e um curioso, e único, relógio a azeite da coleção pessoal António Dias, que demorou anos a fazer e que nunca estará concluída.

Para uma experiência completa, foi criado o restaurante Olea, o nome da espécie de oliveira mais comum em Portugal, onde pode provar precioso líquido de várias maneiras, das entradas à sobremesa. À saída, há uma loja onde pode comprar o azeite ali produzido e ainda produtos derivados, como um surpreendente licor de folha de Oliveira. Projeto inclusivo, proporciona intérpretes de língua gestual para clientes com patologias auditivas ao longo de todo o percurso e ainda organiza tertúlias sobre o azeite, visitas virtuais e demonstrações ao vivo da produção de azeite. A programação regular do museu, contempla atividades personalizadas, consoante a faixa etária o visitante, como o “Cantinho da ciência” para as crianças, organização de “pedipapers” para adolescentes e “Degustação” para os adultos.

Museu do Azeite (Travessa dos Vales, 7, Bobadela. Tel. 238603095) tem ainda a particularidade de era sustentável, utilizando, por exemplo, os caroços da azeitona para climatização e o reaproveitamento de azeite impróprio para consumo nas atividades lúdico-pedagógicas. Foi um dos cinco finalistas do PNT – Prémio Nacional de Turismona categoria de Turismo Inclusivo. O PNT é promovido pelo Expresso e pelo BPI – e conta com o patrocínio do Ministério da Economia e da Transição Digital, o apoio institucional do Turismo de Portugal, e o apoio técnico da Deloitte enquanto knowledge partner –, distingue as melhores empresas, práticas e projetos turísticos em Portugal.