CONHECER O MUSEU

VISITE O NOSSO ESPAÇO

Azeite Romano

Criado em 1994 pela Sociedade de Azeite e Destilaria Dias, Lda, o Azeite Romano pretende fazer uma justa homenagem à localidade onde foi criado: a Bobadela. Conhecida por “splendidissima civitas”, a esplêndida cidade, como alguém a apelidou há cerca de 2000 anos, a aldeia de Bobadela apresenta ainda hoje importantes vestígios da ocupação romana, que a tornam num ícone do concelho de Oliveira do Hospital e da Região Centro.

Produzido a partir de processos exclusivamente físicos, que compreendem apenas os tratamentos de lavagem, decantação, centrifugação e filtração, sem qualquer aditivo químico, este é um azeite virgem ou virgem extra que se destaca pela sua elevada qualidade, sabor frutado e grau de acidez de 0,5. Possui sabor e cheiro intensos a azeitona sã e é produzido a partir de azeitona galega proveniente da Região Centro. É ideal para temperar a cru (saladas e outros alimentos), usar em doçaria e alguns molhos, sopas, refogados e marinadas.

Este “líquido precioso” deve ser acondicionado num local fresco, escuro e afastado de odores intensos, como os das especiarias, que possam contaminar o seu sabor. Quando exposto a temperaturas muito baixas, o azeite pode ganhar um aspeto mais denso e sólido, mas regressa ao estado normal se voltar à temperatura ambiente.

O Azeite Romano está disponível em embalagens de 250 ml, 500ml, 2 Lts e 5 Lts. Pode adquiri-lo  na loja do Museu do Azeite “O Museu em Casa” ou no lagar da Sociedade de Azeite e Destilaria Dias, Lda.